DEPOIMENTOS

José Luiz Ferreira – meteoro

Na década de 70 quando cheguei a São Paulo, ainda meio perdido e tentando arrumar as coisas, ingressei no Super Grupo, lá chegando todos os músicos tocavam com partitura e eu que apesar de ter conhecimento, não estava muito acostumado a esta prática por que na época tocava e trabalhava muito com Rock’n Roll e o Super Grupo era uma Big Band, fui fazer um teste.  

Foi ai que não deu muito certo, percebi que não fui muito bem, mas sabia que tinha potencial e podia tocar naquele Grupo, conheci então o Caran, o Paulinho (Guitarra e Violão Roberto Carlos) e o Bimbo, principalmente ele, acabaram falando com o Maestro e insistiram para que ficasse no Grupo este, que após 1 (um) ano e meio, me tornaria Diretor Musical.  

A importância do Bimbo na minha história de vida talvez seja a menor, comparada à importância que este ser humano maravilhoso, competente e indiscutivelmente um dos melhores e maiores bateristas que este país possui, tem para com a Música e o Mercado de Instrumentos nacional.

Foi justamente o Bimbo que me ajudou a fixar residência em São Paulo e por causa dele vim para a cidade de Guarulhos, onde moro e onde estabeleci minha Indústria de Amplificadores; de certa forma, fui influenciado e fortificado pelas suas iniciativas inovadoras, também como Luthier, para fundar a minha fábrica.

Além de me ensinar muito na vida, os amigos músicos, me ajudaram a fortalecer ainda mais meu caráter e perseverança para lutar sempre e nunca desistir dos sonhos, acima de tudo eles também me ensinaram a ser meticuloso, competente e profissional, características estas presente na personalidade do Bimbo e as quais são facilmente detectadas ao primeiro contato que qualquer um tenha com ele.

Até a década de 80 havia um escasso acesso às novas tecnologias, materiais e produtos em geral e nós músicos tínhamos muita dificuldade em desempenhar nossas habilidades e talento.

Em consequência destas dificuldades aqueles que eram mais dedicados e que pesquisavam muito, aproveitavam todo material que chegava em suas mãos para realizar, também com base neles, experimentalismos alicerçados em uma única característica - o talento agregado a uma percepção aguçada para o que realmente era bom e tinha qualidade e o Bimbo era um deles.

Sendo assim, já nesta época, o Bimbo era um músico muito minucioso atento à sonoridade e nas passagens de som ele sempre trazia uma novidade, construía modelos inovadores e montava no seu Set Up.

Desta forma se ele achava que algo não estava legal, naquilo construído, ou que não correspondia ao seu grau de exigência, ele simplesmente largava e começava novamente a fabricação de outra peça, até chegar na excelência que ele estava acostumado, já que sempre teve e sempre tocou com Instrumentos Top de linha desde o começo dos anos 70, lá atrás mesmo.

Naquele período de dificuldades, ele, que já possuía uma Ludwig Sparkle, além de kits de pratos de marcas renomadas, já era conhecedor, como é, do valor histórico dos pratos turcos, sendo até hoje um dos mais respeitados restauradores de qualquer marca e modelo que exista.

Além disto tocar com o Bimbo sempre foi maravilhoso, quando chegávamos ao palco a Bateria já tinha sido passada, e experimentalismos à parte, sempre era excelente.

Tudo ficava muito fácil de acertar, ele é preciso e muito criterioso, assim todos os outros instrumentos só tinham que seguir a linha já traçada e determinada pela bateria.

Por tudo isso é difícil falar do amigo, do companheiro, do músico com 35 anos de carreira ou mais.

Falar do Luthier com 25 anos de mercado e mais de 600 baterias espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, além acima de tudo, de admitir seu know how exemplar de Especialista reconhecido internacionalmente pela prestação de serviços de restauração de qualquer marca e modelo.

Reconhecer a produção exímia de ferragens primando sempre pela resistência, durabilidade e qualidade, com competência e talento inigualáveis do conhecedor que ele é das funções de cada prato, suas dinâmicas, ligas, usinagem, do laqueamento e das madeiras adequadas para uma Bateria, enfim...

... Falar de um cara que tem grande prazer pela música, que é e sempre será muito importante na minha história de vida, de músico e de empresário e que ainda por cima faz instrumentos com paixão... É mesmo muito difícil por que pode até existir pessoas que não o entendam, mas estas, reconhecem que ele tem o mais absoluto know how para saber o que diz.

No mais... Eu é quem tenho a dizer... Obrigado amigo, companheiro, profissional, por você existir e estar sempre presente em nosso universo musical.

voltar

José Luiz Ferreira – meteoro

José Luiz Ferreira – meteoro

Agende uma visita - telefone: (11) 2451-7046